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Secretaria de Ensino de Graduação


INSTRUÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE VALIDAÇÃO DE DISCIPLINA

Conforme a Resolução nº 016/2014-CONSEPE, para a solicitação de validação de disciplina nos cursos do CEAD é necessário:
 
 
1. Preencher todos os campos, que são obrigatórios do REQUERIMENTO DE VALIDAÇÃO DE DISCIPLINA (conforme modelo):

  • preencher os nomes das disciplinas sem abreviaturas;
  • solicitar aproveitamento de estudos somente para as disciplinas que constituem o currículo pleno do seu curso, conforme grade curricular;
  • atentar para o preenchimento correto da carga horária, nota e ano/semestre da disciplinas cursadas na Instituição de origem e das disciplinas possíveis de validação;
  • não serão aceitos requerimentos ilegíveis ou com rasuras.

 
2. Anexar HISTÓRICO ESCOLAR original, devidamente carimbada e assinada pela instituição emitente:  

  • O Histórico Escolar deverá conter a denominação da disciplina, número de créditos e respectiva carga horária total, nota e frequência obtidas distribuídas nos respectivos períodos letivos em que foram cumpridas;
  • O Histórico Escolar deverá conter a legenda se as notas emitidas forem em forma de conceitos;
  • Caso o Histórico Escolar não apresente o número de créditos da disciplina, anexar declaração da Instituição sobre o cálculo dos mesmos.

 
3. Anexar os PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS CURSADAS E/OU PLANOS DE ENSINO OU PROGRAMA DO ESTÁGIO, referentes somente às disciplinas solicitadas para aproveitamento de estudos:

  • Os documentos deverão estar devidamente carimbados e assinados em todas as suas vias, pela instituição emitente, com a descrição detalhada do conteúdo programático da disciplina cursada, bem como a carga horária e número de créditos.
  • A nomenclatura das disciplinas utilizadas nos programas das disciplinas cursadas (e/ou planos de ensino ou programa de estágio) e no histórico escolar deverão ser compatíveis. Em caso de mudança nos mesmos, solicitar para a instituição emitente uma declaração de equivalência.

 
4. Anexar a prova de autorização ou reconhecimento do curso, com a indicação de sua natureza (curta ou longa duração), quando o curso for realizado no Brasil, ou documento emitido por órgão competente do país de origem que comprove a realização do estudo em Instituição de Ensino Superior, com a indicação de sua natureza, quando o curso for realizado no exterior.  


5. No caso de aproveitamento de estudos de disciplinas isoladas só será aceito quando as disciplinas forem componentes do currículo pleno do curso cursadas em curso superior (graduação e/ou sequencial que conduza a diploma).

  • As disciplinas isoladas deverão ser cursadas, necessariamente, com frequência e aprovação devidamente documentadas na instituição de origem e o seu aproveitamento depende de apresentação comprobatória, acrescida do programa cursado;
  • Os documentos deverão estar devidamente carimbados e assinados em todas as suas vias, pela instituição emitente, com a descrição detalhada do conteúdo programático da disciplina cursada, bem como a carga horária, nota, número de créditos e aprovação;

 
6. Os conteúdos e a carga horária da disciplina cursada na Instituição de origem deverá corresponder, no mínimo, em 75% dos conteúdos e da carga horária da disciplina do seu curso solicitada para aproveitamento de estudos. 

  • O requerente poderá somar disciplinas cursadas na Instituição de origem para equivaler a carga horária ou conteúdos de uma disciplina do seu curso.


7. Dos possíveis resultados:

  • Deferido: o aproveitamento de estudos da disciplina foi aceito e, portanto, será considerada equivalente;
  • Indeferido: o aproveitamento de estudos da disciplina foi recusado em função de algum (uns) dos seguintes motivos:
  1. Carga horária insuficiente: quando a carga horária da disciplina cursada não atingir 75% da carga horária da disciplina a ser validada;
  2. Conteúdo insuficiente: o conteúdo é considerado insuficiente para considerar a disciplina como equivalente;
  3. Conteúdo incompatível: o conteúdo da disciplina cursada não corresponde ao da disciplina a ser validada.

 
8. A Secretaria de Ensino de Graduação do CEAD/UDESC informará o resultado do pedido que também poderá ser verificado no SIGA, acessando o dossiê ou histórico escolar.
 

FORMA DE ENVIO


As solicitações deverão ser entregues na Secretaria de Ensino de Graduação  pessoalmente ou via correio (quando encaminhada via correio, atentar para que o envio aconteça com antecedência de pelo menos 15 dias do encerramento do semestre letivo).


Universidade do Estado de Santa Catarina
Centro de Educação a Distância – CEAD

Secretaria de Ensino de Gradução
SOLICITAÇÃO VALIDAÇÃO DE DISCIPLINA
Av. Madre Benvenuta, 2007 – Itacorubi, Florianópolis/SC 
CEP: 88.035-001


Resolução 016-2014-CONSEPE - Validação de disciplina


Requerimento de Aproveitamento de Estudos-Validação

 
Centro de Educação a Distância - CEAD / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001 / Telefone: (48) 3664-8400
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