Concursos Públicos e Processos Seletivos

ANÁLISE E PRODUÇÃO TEXTUAL
Ementa
A leitura e a produção textual. A estrutura do texto acadêmico. Textualidade e argumentação na produção do texto acadêmico. Gêneros textuais da esfera acadêmica: definição, finalidade e formatação.
Bibliografia
BEHAR, Patrícia Alejandra. Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1989.
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
PLATÃO ET FIORIN. Lições de Texto: leitura e redação. 4. ed. São Paulo: 2003.
SAVIANI, Demerval. Historias das Idéias Pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2008.
Tutorial Moodle. Disponível em: www.virtual.udesc.br/Documentos/tutorialmoodle.pdf .



CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
Ementa
O contexto histórico e o surgimento da Sociologia e da Antropologia. As abordagens sociológicas e antropológicas e sua relação com a educação. A Modernidade, globalização e educação. A contribuição de Paulo freire nas práticas educativas. Diversidade étnico-cultural e implicações na organização escolar. Multiculturalismo e educação. Políticas de ação afirmativa e educação.
Bibliografia
BEHAR, Patrícia Alejandra. Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 13 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.
RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da educação. RJ: DP&A,2001.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.
SAVIANI, Demerval. Histórias das Idéias Pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2008.
TRINDADE, Azolida L. da. (Org.) Multiculturalismo: mil e uma faces da escola. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000.
Tutorial Moodle. Disponível em: www.virtual.udesc.br/Documentos/tutorialmoodle.pdf .



CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Ementa
As relações entre História, Educação e Cultura. A cultura imagética, o livro didático e o ensino de História. A pesquisa e o ensino de História. Fontes históricas e a construção do conhecimento histórico. Elementos metodológicos para a análise e intervenção nas práticas educativas. O ensino de história nos anos iniciais.
Bibliografia
BEHAR, Patrícia Alejandra. Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
CARRETERO, Mario et al. (org.) O Ensino da História e Memória Coletiva. Tradução de Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FONSECA. Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História. 7 ed. Campinas: Papirus, 2008.
SAVIANI, Demerval. Histórias das Idéias Pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2008.
SILVA, Marcos & FONSECA, Selva Guimarães. Ensinar história no século XXI: em busca do tempo estendido. Campinas, SP: Papirus, 2007.
Tutorial Moodle. Disponível em: www.virtual.udesc.br/Documentos/tutorialmoodle.pdf .



EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FUNÇÃO TUTORIAL/CORREÇÃO DE PROVAS
Ementa
Conceitos básicos de Educação a Distância. Sistema Tutorial. Metodologia de Educação a Distância. Correção de Provas.
Bibliografia
BEHAR, Patrícia Alejandra. Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
LITWIN, Edith (org). Educação a distância. Temas para o debate de uma nova
agenda educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001.
MORAN, J. M., MASETTO, M. T. e BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6ª ed. Campinas: Papirus, 2003.
SAVIANI, Demerval. Histórias das Idéias Pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2008.
Tutorial Moodle. Disponível em: www.virtual.udesc.br/Documentos/tutorialmoodle.pdf .



EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FUNÇÃO TUTORIAL/DESIGN
Ementa
Conceitos básicos e fundamentos da Educação a Distância. Sistema Tutorial presencial e on-line. Metodologia da Educação a Distância. Design.

Bibliografia
BEHAR, Patrícia Alejandra. Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
LITWIN, Edith (org). Educação a distância. Temas para o debate de uma nova
agenda educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001.
MORAN, J. M., MASETTO, M. T. e BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6ª ed. Campinas: Papirus, 2003.
SAVIANI, Demerval. Histórias das Idéias Pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2008.
Tutorial Moodle. Disponível em: www.virtual.udesc.br/Documentos/tutorialmoodle.pdf .



EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE
Ementa
Educação sexual no contexto da educação brasileira. Desenvolvimento, manifestações da sexualidade infantil e cotidiano escolar. Perspectivas contemporâneas para a educação sexual. Educação sexual na educação básica.
Bibliografia
BEHAR, Patrícia Alejandra. Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre. Artmed, 2009.
CABRAL, Juçara Teresinha. A sexualidade no mundo ocidental. Campinas: Papirus, 1995.
FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Formação de Educadores Sexuais: adiar não é mais possível. Campinas: Mercado das Letras, 2006.
MELO, Sonia M. M. de. Corpos no espelho: a percepção de corporeidade em professoras. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
NUNES, César A. Desvendando a sexualidade. 5. ed. Campinas: Papirus, 2003.
SAVIANI, Demerval. Histórias das Idéias Pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2008.
Tutorial Moodle. Disponível em: www.virtual.udesc.br/Documentos/tutorialmoodle.pdf .



FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Ementa
Implicações Pedagógicas da filosofia Socrática, Platônica e Aristotélica. A Dialética. O Renascimento. A Modernidade. Influências do Empirismo e do Racionalismo na Pedagogia. A lógica. A Política e a Ética. Elementos filosóficos para a análise e intervenção nas práticas educativas. O ensino da Filosofia.
 
Bibliografia
ARANHA, M. L. A Filosofia da educação. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 1996.
BEHAR, Patrícia Alejandra. Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 12ª ed. São Paulo: Ática, 2002.
CHAUÍ, Marilena. Introdução à história da Filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles, vol. 1, São Paulo: Brasiliense , 1994.
GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Introdução à filosofia. São Paulo: Manole, 2003.
SAVIANI, Demerval. Histórias das Idéias Pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2008.
Tutorial Moodle. Disponível em: www.virtual.udesc.br/Documentos/tutorialmoodle.pdf .



FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Ementa
Conceitos fundamentais da educação a distância. Métodos de ensino: presencial e a distância. Sistema Tutorial presencial e on-line. A convergência entre educação virtual e presencial. Sistemas e Metodologias de educação a distância. Conceitos básicos e fundamentos da Educação a Distância.
 
Bibliografia
BEHAR, Patrícia Alejandra. Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
LITWIN, Edith (org). Educação a distância. Temas para o debate de uma nova
agenda educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001.
MORAN, J. M., MASETTO, M. T. e BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6ª ed. Campinas: Papirus, 2003.
PETERS, Otto. Didática do ensino a distância. Trad. Ilson Kayser. São Leopoldo/RS – Editora UNISINOS, 2001.
SAVIAN, Demerval. Histórias das Idéias Pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2008.
Tutorial Moodle. Disponível em: www.virtual.udesc.br/Documentos/tutorialmoodle.pdf .



ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA BRASILEIRA

Ementa
Legislação Educacional. Planejamento educacional. Planejamento e gestão institucional. Concepções pedagógicas e curriculares. Planejamento político-pedagógico. Avaliação: dimensões institucional, educacional e de ensino-aprendizagem. Política educacional. Evolução histórica das concepções de administração da educação. Estrutura e funcionamento organizacional e curricular da Escola Brasileira. A administração da educação e da escola. A formação dos profissionais da educação. Legislação Educacional. Planejamento e gestão democrática das instituições.
 
Bibliografia
BASTOS, João Baptista (Org.). Gestão Democrática. Rio de Janeiro: DP&A:SEPE, 2000.
BEHAR, Patrícia Alejandra. Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
NEVES, Carmen Moreira de Castro. O projeto pedagógico da escola na lei de diretrizes e bases. IN: SILVA, Eurides Brito (Org.). A educação básica pós-LDB. São Paulo: Pioneira, 1998.
SAVIANI, Demerval. Histórias das Idéias Pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2008.
Tutorial Moodle. Disponível em: www.virtual.udesc.br/Documentos/tutorialmoodle.pdf.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2006, 15. ed.




PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Ementa
Aspectos históricos e conceituais da interface Psicologia e Educação. Escolas Psicológicas (Behaviorismo, Gestalt, Psicanálise). Concepções inatista e ambientalista. Novas Tendências em Psicologia da Educação. A Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Teorias Psicológicas da Aprendizagem. Paradigmas do desenvolvimento psicológico humano. Desenvolvimento e Aprendizagem em Piaget e Vygotski. A Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A aplicação das teorias psicológicas na prática pedagógica. A mediação do professor nas atividades lúdicas e nos processos de ensino e de aprendizagem.
 
Bibliografia
AUSUBEL, D.P., NOVAK, J.D. e HANESIAN, H. (1978). Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 1980.
BEHAR, Patrícia Alejandra. Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre. Artmed, 2009.
PALANGANA, Isilda C. Desenvolvimento & aprendizagem em Piaget e Vygotsky (a relevância do social). São Paulo: Plexus, 1998.
SAVIANI, Demerval. Histórias das Idéias Pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2008.
Tutorial Moodle. Disponível em: www.virtual.udesc.br/Documentos/tutorialmoodle.pdf .
VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
 
Centro de Educação a Distância - CEAD / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001 / Telefone: (48) 3664-8400
© 2010-2012 SETIC - UDESC